Grupo de Oração Emanuel completa 28 anos

No último sábado, 1º de maio, o Grupo de Oração Emanuel completou mais um ano de existência. Atualmente realiza seus encontros na Capela Santa Catarina de Alexandria, todos os sábados, às 19h30. O Bairro dos Estados onde está situada a comunidade, também é atendido pelos Freis Franciscanos de Balneário Camboriú.

O evento iniciou sob a intercessão de Maria Santíssima através da oração da Ave-Maria, seguida de oração espontânea à Nossa Senhora, pela vice coordenadora Cassandra Posselt. Na sequência, músicas de louvor foram interpretadas pelo ministério de música do grupo, Novo Pentecostes. Todos os presentes foram levados pela alegria de comemorar esta data especial.

O coordenador do grupo, Fernando Luciano, realizou um momento de profunda intimidade com o Senhor. Durante a exposição do Santíssimo Sacramento, cada participante foi convidado a permanecer diante do altar, individualmente, para realizar sua adoração. À distância, os servos do grupo conduziam orações por cada pessoa que se aproximava.

A final deste momento, Ricardo Dias, participante do grupo até 2011, apresentou a composição “Primeiro de Maio”. Nesta música o autor narra ter sonhado com o aniversário do grupo. Ao acordar, percebe que este dia é real e revive fatos de costumeiros desta data. O refrão referencia outra música que menciona o nome do grupo e conclui com o próprio significado da palavra Emanuel e o que o grupo representa em sua vida.

Antes de encerrar, ainda foi apresentado um vídeo com fotos de várias épocas do grupo. Após os recados finais, foi servido bolo, salgadinhos e docinhos, em formato delivery, onde foi orientado evitar aglomerações e realizar a refeição em casa junto da família.

Breve histórico

O Grupo de Oração Emanuel iniciou em 1993, ainda na igreja matriz da Paróquia Santa Inês. Começou como grupo de jovens ligado ao movimento da Renovação Carismática Católica. Com o passar dos anos muitos jovens passaram pelo grupo e conheceram o Amor de Deus e a transformação em suas vidas através do Espírito Santo. Valores morais e religiosos também foram transmitidos aos participantes. Hoje é possível identificar os frutos deste trabalho de evangelização em outros movimentos e pastorais da paróquia assim como fora dela.

Nos anos mais recentes, ocorreu uma transformação na identidade do grupo que acolheu participantes de idades variadas. Além das famílias que se formaram internamente outras se integraram ao grupo, que deixou de ter a denominação “jovem” em seu nome. Porém, a espiritualidade se mantém alegre e descontraída e a fé e devoção aos sacramentos continua íntegra e respeitosa.

Ainda ligado ao movimento que o originou e devido a existência de outro grupo da RCC na matriz, ocorreu o convite do pároco para marcar presença na comunidade Santa Catarina de Alexandria, que estava com sua nova sede em construção na Avenida Santa Catarina. Desafio prontamente aceito, desde janeiro 2020, o Grupo de Oração Emanuel se reúne em seu novo local.

Pandemia

Devido a situação sanitária atual, os desafios das mudanças propostas se tornaram ainda maiores. Mesmo assim a perseverança é um dom do Espírito Santo que está presente no Emanuel. Reuniões online e novas formas de evangelização, foram realizadas durante os períodos onde não foi possível acontecer os encontros presenciais.

Este evento também contou com o cumprimento de todos os protocolos de segurança para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. Além do distanciamento e ocupação reduzida, houve utilização de álcool gel e máscaras de proteção.