Monsenhor Bernardo José Kraisinski, então vigário da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba – PR, no início de 1970 conseguiu o primeiro passo de um desejo que acalentava há muito tempo: formar uma comunidade verdadeiramente cristã.
Ao expor suas ideias obteve integral apoio por parte de alguns casais amigos seus.
Após várias reuniões realizadas na sacristia da Igreja e orações aos pés da Virgem de Guadalupe, foi marcada a data para o primeiro Encontro do Movimento de Irmãos: 26, 27 e 28 de junho de 1970, na casa de retiros Nossa Senhora.
Após o sucesso do primeiro encontro, os participantes, entusiasmados, sentiram a necessidade de uma abertura maior e, tendo à frente o dinamismo do Monsenhor, estenderam o movimento a outras Paróquias e outros Estados.
Alguns casais de Itajaí participaram do Encontro em Curitiba. O efeito causado foi tão maravilhoso que saíram para procurar uma casa onde pudessem montá-lo em Santa Catarina.
Nos dias 14, 15 e 16 de março de 1975, realizou-se o primeiro Encontro de Casais, na cidade de Nova Trento, em Santa Catarina.
A expansão chegou a Criciúma e alguns Sacerdotes e Casais participaram de Encontros em São Paulo, Curitiba e Nova Trento. Neles se repetiram os grandes efeitos causados por esta dádiva de Deus.
Após grande esforço e sempre alimentados pela oração, conseguiram adaptar as instalações do Seminário Rogacionista Pio XII, no Pinheirinho, que sedeou o primeiro Encontro de Casais de Criciúma, nos dias 15, 16 e 17 de julho de 1977.
A semente lançada foi de muito boa qualidade e o Movimento não parou e não para de crescer.
A meta principal é a Família, a vivência da fraternidade e suas normas são traçadas pelo livro da vida, que em síntese, nos ensina a amar como Cristo nos amou.
Somente em 1988 é que Balneário Camboriú com sua Paróquia Santa Inês, ingressou no M.I. Para a satisfação, conseguimos isto junto à coordenação geral 87/88, cujo casal coordenador geral era Paulo e Umbelina Severino, certamente contando com o apoio do Vigário Frei Anselmo.
O Movimento de Irmãos, hoje abrange as Dioceses de Tubarão, Criciúma, Blumenau e Arquidiocese de Florianópolis. Em âmbito nacional o M.I. existe nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e possuí uma Coordenação e um estatuto nacional.
- Realizamos Retiros Espirituais para casais, realizados em Nova Trento
- Encontros para Casais na Paróquia, chamados de Domingo Diferente.
- Grupos de Reflexão e Estudos Bíblicos em Família
- Grupo de Canto e Liturgia para Missas
Conecte-se com a gente e fique por dentro de nossa programação